terça-feira, 28 de fevereiro de 2012









       Hoje vivemos a era da sustentabilidade. Será???????

"A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas".
A Rio+20 terá dois temas principais , o desenvolvimento da  "economia verde", que visa  fortalecer a implementação dos compromissos de desenvolvimento sustentável em todos os países da ONU e montar uma estrutra institucional para melhorar os pilares do desenvolvimento sustentável ( econômico, social e ambiental).



http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20



Conceito de  SUSTENTABILIDADE: " ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações"


Levando em consideração o conceito acima pergunto:

Vivemos a era da sustentabilidade?

 
 Estamos dentro de um turbilhão de contradições. 


De um lado o governo, juntamente com a ONU, tentando passar a imagem de trabalho em prol da sustentabilidade, do outro, a realidade confrontada com a crescente desigualdade social.  


E ai José? Qual a solução?



Acredito na educação, numa base fundamentada no esclarecimento. Dentro desses temas espero que a Educação Ambiental seja implantada nas escolas de forma mais efetiva, que os veículos de comunicação sejam mais eficientes e que a Política Ambiental seja mais eficaz. 

Acredito no desenvolvimento da cultura endógena de cada estado, cidade e município em prol da sua sustentabilidade. 

Acredito na boa intenção que cada cidadão possa ter de viver em um mundo melhor.





Na época de faculdade, nos foi apresentado um vídeo titulado Story of Stuff, que acredito ser uma ferramenta simples e eficaz para o esclarecimento do momento em que vivemos.

Veja ,reflita e opine. 






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário